Profissionais da Rede Municipal de Ensino recebem capacitação

Publicado em: 28/08/2023 16:46 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A segunda-feira (28) foi diferente para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Isso porque, o dia foi dedicado ao estudo e planejamento. No CineTeatro Cianorte, educadores e professores que atuam na Educação Infantil reuniram-se no VII Workshop da área, que contou com palestra e apresentação de trabalhos.

“Com o tema Práticas Educativas para a Infância, o evento teve como intuito tornar públicas práticas pedagógicas eficazes desenvolvidas nas instituições de ensino e promover a troca de experiências entre os docentes”, explicou a assessora da Educação Infantil, Juliana Cecília Ouverney Silva, agradecendo o empenho e dedicação de todos os envolvidos.

“As vivências exitosas em sala de aula não podem ficar guardadas, precisam ser compartilhadas. Essa troca de ideias agrega conhecimento e nos ajuda a crescer enquanto profissionais. Por isso, parabenizo a todos pela iniciativa”, disse o chefe do Núcleo Regional de Educação, Emerson Mattos. Já a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, que na ocasião representou o prefeito, Marco Franzato, afirmou que este é um evento que traz resultados positivos e declamou o poema “O vestido de Laura”, de Cecília Meireles, deixando uma mensagem de motivação.

No decorrer da manhã, a atriz e contadora de histórias, Fafá Conta, tratou o tema “Ler, contar e encantar com histórias”. Em seguida, foram realizadas as apresentações dos trabalhos. Na parte da tarde, a ocasião foi abrilhantada pelo espetáculo de ballet clássico das alunas do Centro Artístico Thays Pires e a equipe do Serviço de Acolhimento Familiar fez uma explanação sobre o Programa Família Acolhedora.

Também participaram da oportunidade, a diretora geral, Shirley Scomparin Ponciano da Silva; a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Romeiro Peruci; e as coordenadoras da Educação Infantil, Josete Maciel Francisco Faria e Marineusa Santiago Crizol.

ENSINO FUNDAMENTAL

Os professores de 2º ano participaram da formação “A leitura no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades de ação”; os de Língua Inglesa, “Neurociência e importância da segunda língua no currículo escolar, permeando a ética profissional”; os do Projeto Alfabetiza sobre “Cálculo mental”; os de Educação Física, “Organização dos jogos interescolares”; os de Tecnologia e Inovação, sobre “Planejamento”; e os do Projeto de Literatura Infantil, “Oficinas técnicas de contação de histórias para crianças pequenas de 0 a 3 anos e 4 a 6 anos”.