Ministério Público do Trabalho acompanha serviços para pessoas em situação de rua em Cianorte

Publicado em: 28/08/2023 16:48 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Como parte de uma articulação com o poder público e a sociedade civil, o Ministério Público do Trabalho de Umuarama, representado pelo Procurador do Trabalho, Dr. André Vinicius Melatti, e o analista, Gean da Silva, esteve em Cianorte para conhecer os serviços realizados em prol das pessoas em situação de rua. A visita também contou com a Defensoria Pública do Paraná, por meio da participação da defensora, Dra. Amanda Oliari Melotto, e teve como objetivo conhecer as condutas das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, bem como identificar as políticas públicas em aplicação.

Na noite de quinta-feira (24), as autoridades acompanharam as ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), como o Serviço de Abordagem Social. Já na sexta-feira (25), participaram de reunião com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas para Pessoa em Situação de Rua (CIAMP) e conheceram as duas instituições que prestam atendimento por Termo de Colaboração com o Município: o CAPER e a Casa da Sopa.

Segundo o Procurador, a experiência foi bastante produtiva, servindo para ter um panorama das boas práticas e dos pontos que precisam ser melhorados. “A saída da condição de rua deve ser um processo com atuação intersetorial, visando implementar a Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída desde 2009 no país, que inclui a disponibilização de programas de qualificação profissional para propiciar o acesso ao mercado de trabalho e renda”, destacou Dr. André.