Em setembro, programação especial marca Mês da Árvore

Publicado em: 31/08/2023 14:42 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A partir desta sexta-feira (1º), os cianortenses poderão desfrutar de uma agenda repleta de eventos de sensibilização ambiental atrelada a diversas vertentes, como educação, esporte, lazer, cultura e solidariedade. Isto porque, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, e com o apoio de parceiros, promove uma programação especial em decorrência do Mês da Árvore.

As trilhas do Parque Municipal Cinturão Verde serão abertas à visitação aos sábados e domingos, com novidade: mais uma área. Além da Trilha do Arboreto (Avenida Furquim de Castro, às 9h) e da Trilha das Perobas (Avenida Minas Gerais, às 10h30), a localizada na Rua Afonso Pena, nas proximidades do Campus da UEM, também receberá o público, às 13h30. Os passeios são obrigatoriamente orientados por guia e o agendamento deve ser realizado pelo telefone (44) 3631-6152, WhatsApp (44) 99145-8630 ou por e-mail [email protected].

Ainda sobre a nova trilha, durante setembro, a população poderá ajudar na escolha do nome. Uma votação on-line oferece cinco opções: Kayapó (semelhante dos macacos em Tupi); Arenito ou Caiuá (em alusão à região do Arenito Caiuá); Antagu (do Tupi, alma boa, bem-estar e felicidade); ou Sutis (povo nômade da formação do Paraná). Para participar, basta acessar o formulário pelo site do Município (www.cianorte.pr.gov.br), na área de banner rotativo, ou diretamente pelo link https://forms.gle/C89PKtdF1eBMs5SXA

Neste sábado (02), a ação “Rio limpo, floresta viva: cuidando do Manduhy e entorno”, conta com voluntários para promover a limpeza do rio, plantio de mudas na mata ciliar e outras realizações. Para participar, basta comparecer ao local, com entrada pela Trilha dos Sentidos (Rua Ambu com a Rua Xuí), das 8h às 11h. Não esqueça de utilizar roupas e calçados adequados para a mata, repelente, luvas de borracha e levar água potável.

Já a partir do dia 11, entram em atividade o Projeto Plantando o Futuro, com ações de sensibilização ambiental para os alunos dos 4ºs anos da Rede Municipal de Ensino, e a Campanha Árvore Solidária, que visa arrecadar brinquedos para o Dia das Crianças da APAE. O recebimento das doações ocorrerá no Paço Municipal e locais identificados. No dia 15, haverá Curso de Qualificação da Poda Urbana: legalidade, sustentabilidade e aplicações da ABNT NBR 16246-1, ministrado pelo professor doutor Marcelo Galeazzi Caxambu, para os profissionais liberais que serão inscritos mediante chamamento público.

No dia 24, acontece a 3ª Corrida das Perobas, junto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com concentração na pista de caminhada da Avenida Minas Gerais e largada às 8h. O trajeto tem cerca de 6 km, pelo interior e entorno do Parque Municipal Cinturão Verde e estradas rurais. A participação é gratuita, mediante taxa solidária (três litros de leite para a APAE), com cronometragem por chip e haverá premiação em troféu. Os interessados devem efetuar inscrição por formulário on-line https://forms.gle/7enpb8cTLmbKs5cY8, até 20/09.