Trilhas do Parque Cinturão Verde abrem nesse fim de semana

Publicado em: 05/09/2023 16:33 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Visitas são orientadas por guia e devem ser agendadas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal

No Mês da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal preparou uma programação especial. No próximo sábado e domingo (09 e 10), três trilhas do Parque Cinturão Verde serão abertas à visitação, mediante agendamento. Os interessados devem se cadastrar pelo telefone (44) 3631-6152, WhatsApp 99145-8630 ou por e-mail: [email protected].

As visitas são gratuitas, têm horário específico e são orientadas por guia. Às 9h é possível conhecer a Trilha do Arboreto (Avenida Furquim de Castro), que possui 800 metros de extensão, podendo ser percorridos em uma hora. Às 10h30, a Trilha das Perobas (Avenida Minas Gerais), com trajeto de 1.200 metros e duração aproximada de uma hora e meia. Às 13h30, a nova trilha (Rua Afonso Pena, nas proximidades do Campus da UEM), com 700 metros de extensão em 45 minutos.

“A visitação no Parque Municipal Cinturão Verde tem como objetivo possibilitar uma opção de atividade física, recreativa e educativa, permitindo a conexão dos visitantes com parte da nossa reserva florestal urbana e promovendo a valorização dos recursos naturais e culturais existentes. Em todas, é possível contemplar as belezas do Bioma Mata Atlântica, inclusive árvores centenárias”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras.

Os vistantes devem estar atentos aos cuidados para a preservação do local e segurança pessoal, como utilizar roupas e calçados apropriados para a atividade na mata; levar sua própria água potável; fazer uso de protetor solar e repelente. Não é permitida a entrada de menores de 12 anos sem um responsável maior de idade e é estritamente proibido o consumo de alimentos, assim como a retirada de qualquer elemento das trilhas.