Cianortenses são multiplicadoras do Microplanejamento para Atividades de Vacinação

Publicado em: 14/09/2023 16:21 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) realiza, nesta semana, mais uma fase da oficina de Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), que busca ampliar a cobertura vacinal no Paraná e capacitar os municípios para criação de estratégias, detecção de problemas e outras questões relacionadas ao esquema vacinal. Esta é a 3ª etapa, que começou na terça-feira (12) e segue até quinta-feira (14), com a participação de cerca de 800 profissionais, de forma simultânea, em 16 Regionais de Saúde.

A ocasião é ministrada por representantes que participaram da capacitação para multiplicação do conhecimento, realizada em agosto, em Curitiba. As enfermeiras cianortenses Daniela Cerino, Tânia Mara de Almeida, Dalila Pereira da Silva e Sabrina Garcia Vasconcelos Mendes integram a equipe responsável pela oficina que reúne profissionais de Campo Mourão (11ª Regional de Saúde), Umuarama (12ª) e Cianorte (13ª). O evento acontece na Capital da Amizade.

“É uma honra atuar como multiplicadoras do Microplanejamento para AVAQ e colaborar para a qualificação e ampliação da cobertura vacinal no nosso Estado. Essa metodologia visa combater a reintrodução de doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização, além de tratar da busca ativa dos não vacinados, monitoramento das ações, avaliação do cumprimento de indicadores de efetividade, homogeneidade, oportunidade e eficiência”, destaca a enfermeira Tânia.

A oficina aborda as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e reforça as ações para a Campanha Nacional de Multivacinação, marcada para o período de 14 a 28 de outubro, com o Dia D em 21 de outubro.