Cianorte recebe Justiça no Bairro a partir desta quinta-feira

Publicado em: 19/09/2023 16:38 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Tem início nesta quinta-feira (21), e segue até sábado (23), a 7ª edição do Justiça no Bairro em Cianorte. O programa, que presta orientações e soluções jurídicas, assim como a emissão ou retificação de documentos, direcionamento para serviços públicos e outros atendimentos gratuitos, será no Complexo Esportivo da Unipar, sempre a partir das 8h30. Nos dois primeiros dias, os serviços vão até as 17h. Já no sábado, o encerramento será com o Casamento Coletivo, marcado para as 16h.

A iniciativa tem como objetivo contribuir com que as pessoas economicamente vulneráveis tenham seus direitos garantidos e exerçam sua cidadania. Podem procurar por atendimento a população de toda a Amenorte, que inclui os municípios de Jussara, Japurá, Cidade Gaúcha, Tapejara, Terra Boa, São Tomé, Indianópolis, Tuneiras do Oeste, São Manoel do Paraná, Guaporema e Rondon.

Alguns serviços precisam de agendamento prévio, que pode ser realizado até a quarta-feira (20), como a emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª via) e a resolução de conflitos na área de família, em que as partes devem estar presentes para a imediata solução (divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de Registro Civil, sucessões, entre outros.

AGENDAMENTOS - Para agendar, basta entrar em contato com uma das seguintes unidades: SAJUG/Unipar (Rua Princesa Isabel, 204, telefone 3619-3026); CRAS I (Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236 - Zona 4, telefone 3631-8072); CRAS II (Rua Capixingui, 75 – Cianortinho, telefone 3629-7292); CREAS (Avenida Dr. José Roberto Furquim de Castro, 143 - Zona 1, telefone: 3631-6132); Unidade de Atendimento do CRAS no Distrito de São Lourenço (Rua Tico-Tico, 195, telefone: 3903-1020); e Unidade de Atendimento do CRAS do Distrito de Vidigal (Avenida Gastão Vidigal, 10, telefone: 3919-6377).

CASAMENTO COLETIVO – Neste ano, a tradicional celebração do Casamento Civil Coletivo reunirá 128 casais, sendo 63 de Cianorte. A exemplo dos demais anos, a cerimônia é aberta à comunidade.

MUTIRÃO DO REFIS - Quem possui dívidas com a Prefeitura de Cianorte e deseja regularizar a situação, por meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), terá a oportunidade de fazer a renegociação durante o Justiça no Bairro. No sábado (23), das 8h às 12h, a equipe fará atendimento no próprio Paço Municipal. As possibilidades de negociação vão de 30% de desconto em multas e juros, entre 31 e 47 parcelas, chegando a 85% se à vista ou em até em quatro vezes.

PARCEIROS – O Justiça no Bairro é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc/Senac e apoio do Ministério Público, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Ligga Telecom; Instituto de Identificação e Defensoria Pública. Em Cianorte, a realização conta com a Prefeitura Municipal; Unipar; CENAIC; Facec; Fundhospar; Honorp; Instituto Mafra; Instituto Morena Rosa e Orthodontic.