Alunos com transtorno do espectro autista recebem cordão de identificação

Publicado em: 20/09/2023 17:03 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em reunião com as diretoras das 28 instituições da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação de Cianorte promoveu, na tarde dessa quarta-feira (20), no auditório da Prefeitura, a entrega de cordões de identificação destinados aos alunos com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). O objetivo é dar visibilidade à condição, que não é aparente, garantindo empatia da sociedade e prioridade em serviços de utilidade pública.

“O acessório consiste em uma faixa estampada com peças de quebra-cabeças coloridas, símbolos de identificação de pessoas com deficiências ocultas, como o autismo, e que representam a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade como um todo, lembrando que quando todos se unem as peças se encaixam”, destacou a secretária da pasta, Jakeline Plácido Marcon.

“O uso do cordão, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, é uma forma de apoio e empoderamento para aqueles que vivenciam deficiências invisíveis em seu dia a dia. É uma maneira de assistência ao usuário e seus acompanhantes, para que possam exercer seus direitos garantidos em lei e ter suas necessidades especiais respeitadas”, ressaltou a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Romeiro Peruci. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui 158 alunos com diagnóstico de TEA, sendo 126 nas escolas e 32 nos CMEIs.