Justiça no Bairro leva serviços gratuitos à população de Cianorte e região

Publicado em: 26/09/2023 14:43 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Realizada de quinta-feira (21) a sábado (23), em Cianorte, a 7ª edição do Justiça no Bairro movimentou os moradores dos municípios da Amenorte, que inclui Jussara, Japurá, Cidade Gaúcha, Tapejara, Terra Boa, São Tomé, Indianópolis, Tuneiras do Oeste, São Manoel do Paraná, Guaporema e Rondon. A população pode usufruir dos serviços gratuitos ofertados em variadas áreas, como a jurídica e a da assistência social.

Mais uma vez, a iniciativa foi no Complexo Esportivo da Unipar e encerrada com o Casamento Coletivo. Foram emitidos 523 documentos de RG e o Tribunal de Justiça realizou 169 atendimentos. Entre os que se destacam estão o divórcio consensual (65), perícias em geral (53), interdição de pessoas doentes ou com incapacidade física para receber aposentadoria (20), retificação de registro (11) e reconhecimento de paternidade com prévia coleta de exame de DNA (10). Neste ano, a tradicional celebração do Casamento Civil Coletivo reuniu 136 casais, sendo 61 de Cianorte.

Para a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e idealizadora da iniciativa, Joeci Machado Camargo, “o resultado foi muito satisfatório, visto que a principal finalidade do Justiça no Bairro é a descentralização da prestação jurisdicional, por meio da promoção do acesso gratuito aos serviços”. Já a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Safira, ressaltou que “esta aliança entre instituições públicas e privadas transformam a vida das pessoas que mais precisam, em especial, as socialmente vulneráveis. Muitas chegam aqui e descobrem direitos que nem imaginavam que tinham. Isso muda a trajetória delas para melhor”, disse.

PARCEIROS – O Justiça no Bairro é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc/Senac e apoio do Ministério Público, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Ligga Telecom; Instituto de Identificação e Defensoria Pública. Em Cianorte, a realização contou com a Prefeitura Municipal; Unipar; CENAIC; UMFG; Fundhospar; Honorp; Instituto Mafra; Instituto Morena Rosa e Orthodontic.