Evento leva cor e criatividade a instituições de ensino

Publicado em: 26/09/2023 15:04 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

2º Colorindo a Rua reuniu cerca de 60 artistas e transformou os muros e paredes da Escola Municipal Liomar Gomes e do Colégio Estadual Itacelina Bitencourt

As dependências da Escola Municipal Liomar Gomes e do Colégio Estadual Itacelina Bitencourt já não são mais as mesmas. Isso, porque, no último fim de semana (22, 23 e 24 de setembro), os artistas que participaram da segunda edição do “Colorindo a Rua” exibiram criatividade e estilo ao levar ao ambiente desenhos e grafismos. O projeto, que visa difundir a cultura do hip hop, promovendo o intercâmbio entre amantes das artes, é uma iniciativa do Coletivo Arsenal Colors Crew, com o apoio da Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Cultura, Educação e Meio Ambiente, e do Lions Clube Cianorte.

Cerca de 60 artistas paranaenses, paulistanos, catarinenses e um amazonense integraram a iniciativa, que contou com várias atividades. Abrindo os trabalhos, na tarde de sexta-feira (22), o coordenador do projeto paulista "Da rua pra rua", Nay Atogra, ministrou uma palestra e workshop. No sábado (23), foram realizados pocket shows, com Paulista FDT, Doze, Santana Rap, Coyote, Rafael Derah e Mazeus; apresentação de Break Dance, com o Kaboom Black Crew e Projeto Dança Cianorte; e a Batalha do Cinturão entre MC’s, que teve como campeão o Paulista FDT, e vice-campeão o Coyote.

Já no domingo (24), a atriz Marcinha Bonfim fez uma apresentação teatral, pela manhã. À tarde, foi realizado o Open Trick no skate. Os campeões no Masculino Open foram Mateus Slomp (1º), Vinícius Gama (2º), e Guilherme Vinícius (3º). No Mirim Open, os vencedores foram João Gabriel (1º), Gabriel (2º) e Cauê Romero (3º). Já no Feminino Open, o pódio foi formado por Gabi (1º), Duda Santana (2º) e Bianca Santana (3º). O grafite esteve presente todos os dias. No total, foram produzidas 66 obras, dos mais variados temas, e no próximo fim de semana, um grupo de Cianorte retornará ao local para preencher os espaços vagos e pintar o logo do evento.

“O 2º Colorindo a Rua foi um sucesso. Tivemos dias de alegria, aprendizagem e valorização da cultura hip hop. Parabenizamos e agradecemos a todos os envolvidos, em especial à direção das instituições de ensino, que abriram as portas para o evento; ao Lions Clube Cianorte, responsável pelas refeições; à Secretaria de Meio Ambiente, que forneceu garrafas squeezes personalizadas;

bem como à Secretaria de Educação, que além de organizar o espaço, ainda providenciou os colchões para os pernoites dos artistas e os kits com materiais de pintura”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.

“Foi muito gratificante integrar a iniciativa e envolver nossos estudantes. Os artistas transformaram os ambientes em locais alegres e coloridos e a comunidade escolar está encantada com os resultados”, comentou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.