Pesquisa busca listar espécies de aves presentes no Parque Cinturão Verde

 

Publicado em: 27/09/2023 14:26 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Com o objetivo de registrar a diversidade de aves presentes no Parque Municipal Cinturão Verde, demonstrando a importância deste tipo de unidade de conservação e o aporte de espécies que nele pode ocorrer, uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Ornitologia e Bioacústica, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), veio a Cianorte para instalar gravadores na floresta urbana. O biólogo, Matheus Tavares, e a mestranda, Nathalia Elis, foram recebidos pelos representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e alojados na Casa do Pesquisador.

“É uma honra abrir as portas da Casa do Pesquisador para o grupo. Quando inauguramos o imóvel, em maio deste ano, a ideia era oferecer uma estada confortável e gratuita para acadêmicos, professores, profissionais e demais estudiosos, impulsionando os estudos científicos sobre a biodiversidade do Cinturão Verde”, disse a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras. O alojamento fica na Avenida Piauí, 2099, e tem capacidade de atendimento de até oito pessoas. São 90 m², divididos em sala, cozinha, duas suítes e um banheiro. É o espaço necessário para que o pesquisador possa se preparar, armazenar equipamentos e descansar para o trabalho de campo, que geralmente envolve longas caminhadas pela mata e horas de observação.

“O apoio da Casa do Pesquisador, um alojamento tão bem equipado para que possamos executar nossas pesquisas, assim como do pessoal da Secretaria, desde a equipe gestora até brigadistas, acompanhantes e demais profissionais, é muito importante. Esse amparo inclui nos levar aos pontos de interesse, proteção com guardas-noturnos e até café da manhã, o que nos garante uma tranquilidade para o trabalho e, consequentemente, maior foco, viabilizando resultados mais robustos e completos”, afirmou Matheus. No total, o biólogo pernoitará no município por cinco dias. Já a mestranda Nathalia ficará por mais tempo.

A PESQUISA: A equipe à frente do levantamento das espécies de aves presentes no Parque Municipal Cinturão Verde é composta pelo Prof. Dr. Luiz dos Anjos (orientador); Gabriel Rosa (pós-doutorando); Dr. Helon Simões Oliveira (colaborador); Nathalia Elis (mestranda) e Matheus Tavares (biólogo). “Esperamos encontrar uma riqueza similar a fragmentos próximos da região, algo entre 80 a 130 tipos diferentes de aves. Por estar em ambiente urbanizado, talvez a ocorrência de espécies mais sensíveis seja menor, mas certamente teremos aquelas que chamamos de especialistas”, explicou Matheus. Segundo o pesquisador, o prazo para a conclusão dos trabalhos pode variar, mas a expectativa é que em um mês e meio já esteja com a lista completa.