Nova trilha do Parque Cinturão Verde recebe nome de Kayapó

Publicado em: 28/09/2023 16:27 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Por meio de uma enquete on-line, realizada durante todo o Mês da Árvore (setembro), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal contou com a opinião dos cianortenses para decidir o nome da nova trilha do Parque Municipal Cinturão Verde. Foram cinco opções: Kayapó (semelhante dos macacos em Tupi); Arenito ou Caiuá (em alusão à região do Arenito Caiuá); Antagu (do Tupi, alma boa, bem-estar e felicidade); ou Sutis (povo nômade da formação do Paraná).

Com 37,1% dos 237 votos, Kayapó foi o escolhido (88 votos). A nova trilha tem entrada localizada na Rua Afonso Pena, nas proximidades do Campus da UEM. A área de conservação recebe apenas visitas previamente agendadas e guiadas por guarda parque, conforme cronograma da secretaria. São 700 metros de extensão, que podem ser percorridos em 45 minutos. No trajeto, é possível contemplar as belezas da Mata Atlântica.

Confira o resultado da votação:
- Kayapó (semelhante dos macacos em Tupi): 37,1%
- Arenito (em alusão à região do Arenito Caiuá): 10,1%