Equipes cianortenses são premiadas em Torneio Nacional de Robótica First Lego League

Publicado em: 28/09/2023 17:16 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Quatro equipes da rede municipal de ensino representaram Cianorte na etapa nacional do First Lego League, evento de robótica, realizado na tarde da última quarta-feira (27), no Mabu Curitiba Business, na capital parananense, que reuniu estudantes e professores de todo o Brasil para disputas de celebração, com reconhecimento prestado por medalhas, entregues a todos os participantes, e troféus, para todos os times, de acordo com o quesito em que mais se destacaram.

O desafio da FIRST® LEGO® League Explore deste ano, chamado SUPERPOWERED SM, envolveu diferentes tipos de fontes, armazenamento, métodos de distribuição e formas de consumo de energia. “A cada ano, a Fundação First define uma temática diferente, baseada em problemas do mundo real. Com isso, os professores e alunos trabalham as diversas possibilidades. Ao final do período, as equipes se reúnem em torneios como este para avaliações, que envolvem testes de habilidades e diversão”, explicou a coordenadora educacional e pedagógica de Tecnologia, Inovação e Educação Integral, Claudia Roberta Amorim Pereira Stefane.

O time “Liobóticos”, da Escola Municipal Liomar Gomes, da professora Edna Neves, recebeu o reconhecimento na categoria Coding Award (Prêmio de Codificação). Já os times “Energia Total”, da Escola Municipal General Ernesto Geisel, da professora Mônica Francisco; “Os energizados”, da Escola Municipal Jorge Moreira da Silva, da professora Alessandra Rigoldi; e “Inovadores da terra”, da Escola Municipal Jorge Moreira, do professor Douglas da Silva, foram condecorados na categoria Challenge Solution Award (Prêmio de Solução de Desafio).

A secretária municipal de Educação, professora Jakeline Plácido Marcon, comemorou os resultados. “É muito satisfatório ver que começamos do zero as aulas de Tecnologia e Inovação e hoje os professores e alunos desempenham um trabalho incrível, reconhecido nacionalmente. Nossa gratidão a todos os envolvidos, que tornaram esse sonho possível”, afirmou. A comitiva cianortense também foi composta pela coordenadora educacional e pedagógica de Ciências da Natureza, Programas e Projetos, Franciele Alves Gonçalves; pela coordenadora educacional e pedagógica de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte), Keley Lorena Mendes Melluzzi; e por pais de alunos.

PASSEIO TURÍSTICO: Pela manhã da quarta-feira (27), os estudantes aproveitaram a viagem e fizeram visitas ao Jardim Botânico, onde puderam conhecer a “Galeria das Quatro Estações"; ao Museu de Arte da UFPR, em que apreciaram a exposição “Elas no MUSA”, com visita guiada pela museóloga, Lidiane Nascimento; e ao SESC Paço da Liberdade, onde apreciaram a exposição Duas Cadeiras no Deserto, com visita guiada por uma das artistas, Tatiana Adami.