Conselho Tutelar de Cianorte terá eleição em 17 de dezembro

 

Publicado em: 02/10/2023 15:09 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

No último domingo (1º), a maioria dos municípios brasileiros foi às urnas para escolha dos membros do Conselho Tutelar – Gestão 2024/2027. Em Cianorte, no entanto, a eleição está marcada para o dia 17 de dezembro. Isto porque, embora a Capital do Vestuário tenha iniciado os trâmites acompanhando os prazos do Processo Unificado, em 27 de março, apenas três candidatos foram aprovados no Exame de Conhecimentos Específicos, não alcançando o número mínimo exigido para o pleito, que é de dez.

Dessa forma, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou, em 21 de agosto, um novo edital reabrindo as inscrições e, consequentemente, com o cronograma atualizado (https://cianorte.pr.gov.br/uploads/diarioOficial/2641x.pdf), sendo que os três candidatos já aprovados seguem habilitados para a próxima fase. “A medida se deu conforme as legislações federais e municipais com o objetivo de que a eleição ocorra com o maior número possível de candidatos, de modo que os cianortenses tenham amplas opções de voto”, destacou a presidente, Daniela Brazoloto.

O Conselho Tutelar de Cianorte é composto por cinco membros efetivos e um suplente para cada. O Processo de Escolha abrange: Inscrição, Avaliação Documental, Exame de Conhecimentos Específicos, Avaliação Médica e Psicológica, Eleição e Curso de Formação Inicial. Todas as etapas têm caráter eliminatório. No momento, está sendo aguardada a publicação, no Órgão Oficial do Município (https://cianorte.pr.gov.br/diario-oficial/), da Relação Definitiva de Candidatos, prevista para esta quinta-feira (5). O Exame de Conhecimentos Específicos está marcado para 22 de outubro. Na sequência, o período de Avaliação Médica e Psicológica vai de 08 a 21 de novembro. A campanha eleitoral ocorre de 1º a 16 de dezembro.