Cianorte promove pré-conferências de Cultura

Publicado em: 19/10/2023 15:46 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cianorte e as demais cidades que compõem a Amenorte (Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste) preparam-se para a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, que elegerá propostas e delegados para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, será realizada na próxima quarta-feira (25). Como parte da organização, a Capital do Vestuário promove, na segunda (23) e terça-feira (24), suas pré-conferências. Em ambos os dias, os encontros serão às 19h, no Ecomuseu Mario Padial (Av. Dr. José Roberto Furquim de Castro, 911).

A ideia das pré-conferências é debater os eixos temáticos da conferência e deliberar até duas propostas por conteúdo para o próprio município, para o estado e para a União. Assim, na segunda-feira (23) serão tratados: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; e Identidade, Patrimônio e Memória. Já na terça-feira (24), serão abordados: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

“As iniciativas são abertas ao público, com convite especial aos artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura. Estas são importantes oportunidades para reunir a sociedade e o poder público na análise de demandas e aperfeiçoamento das políticas públicas para o setor”, destaca o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.

CONFERÊNCIA: A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura de Cianorte e da Amenorte será no dia 25 de outubro, com início do credenciamento às 18h45 e abertura oficial às 19h15, no teatro Cândido Garcia (Unipar). Com o tema “Democracia e direito à Cultura”, a programação conta com apresentação musical, palestra, trabalho em grupos, plenária e eleição dos delegados e delegadas para a 4ª Conferência Estadual de Cultura. A participação é gratuita, mediante inscrição on-line no site do município (www.cianorte.pr.com.br/cultura) ou diretamente no link https://forms.gle/3G4buJY8A1p1j8Rm8.