Estudantes das escolas municipais de Cianorte participam da Prova Brasil

Publicado em: 20/10/2023 15:54 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Escolas públicas, privadas e conveniadas de todo o país aplicarão, entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb - Prova Brasil). Em Cianorte, o cronograma das escolas municipais tem início nesta terça-feira (24) e segue até o dia 31 de outubro, contemplando 815 alunos das 15 instituições de ensino, matriculados nos 5ºs anos do Ensino Fundamental.

Nas provas aplicadas para os 5ºs anos, os estudantes respondem a questões de múltipla escolha com quatro alternativas de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os discentes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A assessora educacional do Ensino Fundamental, Maria José Monteiro de Castro, explicou que “desde o início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo ações com vistas a preparar nossos estudantes para realizarem a Prova Brasil com qualidade. Dentre essas ações estão a aplicação de simulados, visitas às turmas, assessoria aos professores, formação continuada, engajamento dos diretores e equipe pedagógica”.

“Esta avaliação é muito importante, pois a partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, poderemos observar o desempenho específico da rede de ensino cianortense e compará-la com as demais do sistema, definindo ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação e à redução das desigualdades existentes. Além disso, as médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas”, explicou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon. Os resultados preliminares estão previstos para 21 de maio e os finais, até 24 de setembro de 2024.

IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país: o fluxo, representado pela taxa de aprovação dos alunos; e o aprendizado, correspondente ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido pela Prova Brasil. Além de ser a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).

Veja o cronograma de aplicação das provas em Cianorte:

24/10: Escola Municipal Vicente Machado e Escola Municipal João Bueno de Godoy

25/10: Escola Municipal Paula Dreer Nogueira

26/10: Escola Municipal Castro Alves, Escola Municipal Dom João Bosco e Escola Municipal Jardim Aeroporto

27/10: Escola Municipal Cecília Sato e Escola Municipal Liomar Gomes

30/10: Escola Municipal Maria Montessori, Escola Municipal Lucia Moro, Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres e Escola Municipal Jorge Moreira da Silva

31/10: Escola Municipal General Ernesto Geisel, Escola Municipal Lídia Usuy Ohi e Escola Municipal Ovídio Luiz Franzoni