Quarta-feira tem 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura de Cianorte e da Amenorte

Publicado em: 23/10/2023 15:27 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cianorte e as demais cidades que compõem a Amenorte (Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste) promovem, nesta quarta-feira (25), a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura. O início do credenciamento está marcado para as 18h45 e a abertura oficial será às 19h15, no teatro Cândido Garcia (Unipar). A participação é gratuita, mediante inscrição on-line no site do município (www.cianorte.pr.com.br/cultura) ou diretamente no link https://forms.gle/3G4buJY8A1p1j8Rm8.

Com o tema “Democracia e direito à Cultura”, o encontro tem por objetivo promover o debate sobre as políticas públicas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas de Cianorte e região. Na oportunidade, também serão eleitos os delegados para a 4ª Conferência Estadual de Cultura e 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). A programação conta, ainda, com apresentação musical; palestra com o agente regional da Macrorregião Noroeste da Secretaria de Estado da Cultura, Cezar Felipe Cardoso Farias; trabalho em grupos e plenária.

“Convidamos toda a população para participar, em especial os artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura. Esta é uma importante oportunidade para reunir a sociedade e o poder público na análise de demandas e aperfeiçoamento das políticas públicas para o setor”, destaca o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.

PRÉ-CONFERÊNCIAS: Nesta segunda (23) e terça-feira (24) Cianorte também promove suas pré-conferências da área. Em ambos os dias, os encontros serão às 19h, no Ecomuseu do Cinturão Verde Mario Padial (Avenida Dr. José Roberto Furquim de Castro, 911). A ideia é debater os eixos temáticos da conferência e deliberar até duas propostas por conteúdo para o próprio município, para o estado e para a União. Assim, na primeira noite serão tratados: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; e Identidade, Patrimônio e Memória. Já na segunda, serão abordados: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.