Prefeitura de Cianorte avança na implantação do Estacionamento Rotativo

Publicado em: 26/10/2023 17:11 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Licitação para contratação da empresa responsável será em 30 de novembro

Desde que assumiu a gestão de Cianorte, em 2021, o prefeito Marco Franzato, juntamente à sua equipe, tem trabalhado na implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo – Zona Azul. Nesta semana, um grande passo foi dado, com a publicação, no Órgão Oficial do Município (Edição nº2689/2023) do aviso do edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela implantação, operação, manutenção e gerenciamento do sistema. O certame será no dia 30 de novembro, às 9h30.

“É um processo moroso e minucioso, que exigiu muito estudo e planejamento. Nossa intenção era encontrar um modelo moderno, tecnológico e conivente com a realidade cianortense, trazendo melhores condições de circulação e estacionamento em vias públicas, além de mais organização para o centro da cidade, impactando positivamente no comércio da região. Se tudo correr bem, a implantação acontecerá ainda no primeiro semestre de 2024”, comemorou o prefeito.

A concessão de dez anos será firmada com a empresa que, atendendo a todas as exigências instituídas na documentação do processo licitatório, fornecer a maior proposta de repasse percentual do montante bruto arrecadado com o sistema. A Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, no sábado, das 9h às 11h, podendo ser estendida conforme funcionamento do comércio. O valor da tarifa, fixado em 2021 (Lei nº5.303/2021), para uma hora de uso, é de R$ 0,50 para moto; R$ 2,00 para carro; e R$ 4,00 para caminhões, vans e ônibus. Será permitida ao usuário, a título de tolerância, a utilização do sistema pelo prazo máximo de 10 minutos sem o devido pagamento e o limite de tempo de permanência do usuário na vaga será de duas horas para carro e quatro para moto.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço, explicou que, “nos 19 trechos contemplados pela Zona Azul, a empresa contratada deverá demarcar 3850 vagas, sendo 2800 para automóveis e veículos de carga e 1050 para motocicleta; demarcar as vagas especiais (vagas de idoso, deficiente físico, ambulância, carga e descarga); e criar 385 vagas de estacionamento não pago para bicicletas. Nos primeiros três meses de funcionamento, deverá disponibilizar funcionários exclusivamente para orientar os usuários, evitando desta forma qualquer tipo de desconforto à população”, disse.

Para facilitar a comercialização do estacionamento rotativo e permitir ao usuário visualizar seus créditos, realizar transações de compra e acessar histórico de ativações, o modelo cianortense prevê, ainda, a implantação de Pontos de Venda (PDV) dos bilhetes; a disponibilização de aplicativo de smartphones; portal a ser acessado via Web; totem digital de autoatendimento; e um número para atendimento via WhatsApp. Já a fiscalização deverá possuir um sistema de leitura automática de placas de veículos (LAP/OCR), composto de câmeras de vídeo, fontes, e aplicativo, em veículo automotor.

“Além de ampliar o acesso às vagas de estacionamento, a Zona Azul terá sua receita líquida aplicada obrigatoriamente em sinalização, engenharia de tráfego e de campo, fiscalização e educação de trânsito. Ou seja, em melhorias no próprio sistema viário”, destacou o diretor de trânsito, Carlos Eduardo de Oliveira.