Rally das Estufas leva assistência técnica a produtores rurais

Publicado em: 09/11/2023 08:28 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na tarde da última terça-feira (07), os produtores rurais contemplados pelo Programa de Modernização da Cadeia Produtiva da Horticultura, que desde 2021 já promoveu a instalação de estufas para o cultivo de hortaliças e flores em 42 propriedades de Cianorte, participaram do Rally das Estufas. O evento visitou duas unidades exemplares, com o objetivo de promover entre os participantes a troca de conhecimentos e a assistência técnica, reduzindo perdas de produção e produtividade, diminuindo a necessidade de utilização de agrotóxicos e, consequentemente, proporcionando alimentos mais saudáveis.

A primeira delas está localizada na Estrada Cristalina, pertence a Roseli e Gilmar Ribeiro, cultiva tomates. Já a segunda, na Estrada Quilombo, propriedade de Vicente Marcussi, produz pepinos. “A ideia é levar informações para que produtores se organizem pensando na próxima safra, entendendo os detalhes do cultivo. A horticultura se destaca como uma atividade economicamente viável, socialmente justa e, quando bem manejada, ambientalmente correta, que promove renda mensal e contribui para a melhoria das condições de vida das famílias rurais e para a permanência no campo”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Anizio Menarim Filho.

Durante o Rally também foram abordados os canais de comercialização dos produtos, com destaque para os benefícios do cooperativismo. “A Cooperativa dos Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (Cooanorte) já é uma realidade e recentemente se credenciou para fornecer alimentos às entidades assistenciais dos 11 municípios da região. Trata-se de um contrato de R$ 700 mil, por meio do Compra Direta, do Governo Estadual, que garantirá a venda da produção dos cooperados”, comentou Anízio. O secretário relatou que também será realizada uma excursão para que os agricultores conhecerem a Ceasa, em Maringá, ainda neste ano.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA - O Programa de Modernização da Cadeia Produtiva da Horticultura pretende contemplar 60 agricultores, no prazo de até quatro anos, com a instalação de uma estufa de 480 m² para cada, somando mais de R$ 1 milhão em investimento. A iniciativa tem como executores a Secretaria Municipal de Agricultura, agentes de crédito, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal Rural/Senar, IDR - Paraná, e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. A estrutura tem várias funções, como proteção dos raios ultravioletas, é antigotas, tem menor acúmulo de poeira, abaixa a temperatura e cria o efeito de fotoconversão, que é a mudança da luz que penetra a estufa. Tudo isso permite que o cultivo não dependa tanto de fatores climáticos, que dificultam a produção.