Força-tarefa retira 600 quilos de lixo do Rio Manduhy

Publicado em: 14/11/2023 14:39 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em Cianorte, a programação alusiva ao Mês do Rio teve início no último sábado (11), com a limpeza do Rio Manduhy. Uma força-tarefa, composta por mais de 50 pessoas, entre servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, atiradores do Tiro de Guerra 05/011, brigadistas e guardas parque, percorreu cerca de um quilômetro do curso d´água dentro do módulo de mesmo nome, no Cinturão Verde, e recolheu cerca de 600 quilos de lixo.

“Entre os materiais encontrados, destacam-se os plásticos, como PETs e sacolas. Por isso, é importante chamar a atenção dos cianortenses para a necessidade urgente de se promover a destinação correta de resíduos para que não cheguem aos rios, poluindo a água, prejudicando o fluxo, causando impactos negativos para o meio ambiente e, consequentemente, para toda população”, destacou o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz.

Confira os locais para destinação correta de resíduos, assim como os cronogramas de recolhimento do lixo comum e dos materiais recicláveis: https://cianorte.pr.gov.br/secretaria/meioambiente.

PROGRAMAÇÃO – As atividades seguem neste final de semana (18 e 19), com a Trilha do Arboreto e o Ecomuseu abertos ao público, sem necessidade de agendamento para visitas, das 9h às 12h. Ambos estão localizados na Avenida Dr. José Furquim de Castro, 911. Ainda no domingo (19), às 8h, a reinauguração da Trilha dos Sentidos no Módulo Manduhy será marcada pela 2ª Caminhada do Espaço Alternativo (inscrições pelo formulário on-line https://forms.gle/YexUXAU6AHWQo1Bs5). A participação tem taxa solidária facultativa, com a doação de 2 kg de ração animal (que será destinada ao Banco de Ração e Utensílios). A ocasião visa o plantio de mudas nativas e terá sorteio de brindes. Já entre os dias 20 e 24 de novembro, serão realizadas ações educativas nos colégios estaduais.