Cianorte sedia etapa regional da Conae 2024

Publicado em: 14/11/2023 16:56 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Representantes de segmentos educacionais, setores sociais, órgãos do poder público, entidades, organizações e movimentos que atuam na área e em defesa da educação reuniram-se, nesta terça-feira (14), na etapa regional da IV Conferência Nacional de Educação – Conae - edição 2024. O evento foi realizado nas dependências da Faculdade UMFG e teve como objetivos avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente e subsidiar a elaboração do referente ao decênio 2024-2034.

A palestra magna foi ministrada pela Professora Dra. Gislaine Aparecida Valadares de Godoy. Na sequência, foram debatidos eixos temáticos relativos ao Documento Referência do Plano Nacional de Educação 2024-2034, incluindo questões como a garantia do direito à educação de qualidade, gestão democrática, valorização dos profissionais e financiamento público da área. “Esta foi uma grande oportunidade da comunidade contribuir com propostas e emendas que subsidiarão a construção do novo PNE”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

PRESENÇAS: Participaram da oportunidade o chefe do Núcleo Regional de Educação e presidente da Conferência, Emerson Tolentino de Matos; representando a Câmara Municipal, a vereadora Maria Neuza Casassa; representando os Conselhos Municipais de Educação, Eloisa Biasoli; a presidente do Fórum Municipal de Educação, Keley Lorena Mendes Melluzzi; representando a comissão de organização da CONAE, Rosimeire Luchetti Chiodi; representando as escolas particulares, Maria Silva de Oliveira; representante da Educação Especial, Elisangela Lopes de Albuquerque; representando a educação profissional, Evandro Carlos Resende; representando o grêmio estudantil, Rafaela Regina de Almeida Custódio; representando instituições estaduais de ensino superior, Marli Delmonico de Araújo; e o anfitrião e representante do ensino superior privado, assim como da ACIC, Mario dos Anjos Neto Filho.

CONAE 2024 - A Conferência Nacional de Educação será realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.