Policial Rodoviário Mirim promove formatura da 5ª turma

Publicado em: 17/11/2023 17:55 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, realizou, na noite dessa quinta-feira (16), no auditório da Unipar, a formatura da 5ª turma “Domingos Clóvis Bongiorno” do Projeto Policial Rodoviário Mirim. Neste ano, a iniciativa contou com a participação de 22 crianças e adolescentes, com idade entre nove e 12 anos, que frequentam o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do distrito de Vidigal.

As aulas foram ministradas semanalmente pelo Cabo Fabiano da Veiga, designado pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, e contaram com o apoio do técnico desportivo do CRAS I, Gleizer Leandro de Moura, e das equipes do serviço. “É uma turma que demonstrou resiliência e persistência para alcançar seu objetivo. Agradeço a todos os envolvidos na iniciativa, pela dedicação e amor que tiveram com os participantes. Os aprendizados refletirão na vida adulta, tornando-os cidadãos conscientes e ativos”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Belo Safira, também representando o prefeito, Marco Franzato.

O comandante em exercício do Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná, Major Gustavo Dalledone Zancan, falou sobre a importância do projeto. “Atendemos milhares de sinistros ao longo do ano nas rodovias estaduais, com a média de duas mortes por dia. Grande parte causada por imprudência. Nossa intenção, ao desenvolver o Policial Rodoviário Mirim, é reduzir esses números, por meio da formação de jovens que atuam como multiplicadores de conhecimento junto às suas famílias e comunidade”, explicou.

“Agradeço aos meus comandantes, à administração pública, e aos pais e responsáveis pela confiança no projeto. Também ao Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Diretran e Ciretran, que receberam nossos alunos durante o ano. Estamos no caminho certo, contribuindo para um trânsito mais seguro e na formação de cidadãos que seguirão o caminho do bem, já que as aulas também abordaram temas socioeducativos, como civismo, responsabilidade e espírito de equipe”, ressaltou Cabo Veiga.

A noite foi abrilhantada pelas crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São Lourenço, que apresentaram números de música e dança, com o apoio dos professores Gustavo Hayashi e Valter Almeida. Também participaram da ocasião o comandante da 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Rodoviária, Capitão Hericson Augusto Cruz de Paulo; a vereadora Márcia Pereira; representando a Delegacia da Mulher de Cianorte, a escrivã Simone Ziliane; o representante do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Capitão Natanael Witti; e o subprefeito de Vidigal, Pedro Silva de Souza.