Concurso cultural sobre combate ao trabalho infantil premia vencedores

Publicado em: 22/11/2023 16:33 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com a participação de alunos dos 4ºs e 5ºs anos das 15 escolas da Rede Municipal de Ensino, o Concurso Cultural Diga Não ao Trabalho Infantil, teve solenidade de premiação na noite da última terça-feira (21), no Teatro Cândido Garcia (Unipar). A iniciativa integra o projeto Resgate à Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Cultura.

“Este é um momento de satisfação, pois celebra o resultado positivo de uma série de ações, que tiveram início em junho, com a programação alusiva ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, no qual houve uma capacitação aos professores que, na sequência, colocaram em prática atividades com os estudantes, envolvendo os temas Lugar de criança é na escola e Trabalho infantil na reciclagem”, afirmou o procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho de Umuarama, Dr. André Vinícius Mellati.

A partir dos aprendizados, os alunos produziram desenhos para o concurso cultural. As escolas fizeram uma pré-seleção e submeteram as melhores ilustrações ao julgamento da comissão, formada por membros das entidades organizadoras. Foram premiadas três produções por escola, sendo, para os primeiros lugares, um smarthphone, para os segundos colocados, uma bicicleta; e para os terceiros, um headphone. A ocasião também presenteou os professores com brindes.

Representando o prefeito, Marco Franzato, a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Safira, elogiou o projeto, agradeceu os envolvidos e parabenizou os 45 vencedores. “O Resgate à Infância ensina às crianças que existe um tempo adequado para cada coisa na vida, tornando-as multiplicadoras da prevenção e erradicação do trabalho infantil. Parabéns a todos”, disse.

A solenidade foi abrilhantada por uma apresentação artística dos estudantes da Rainha da Paz, intitulada Sonho de Criança, e também contou com a presença da presidente do CMDCA, Daniela Brazolotto; dos secretários municipais Evandro de Castro (Cultura) e Stephanie Piveta de Freitas Azevedo (Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes); da representante da Secretaria Municipal de Educação, a assessora Educacional do Ensino Fundamental, Maria José Monteiro de Castro; e da vereadora, professora Maria Neuza Casassa.