Tiro de Guerra de Cianorte realiza a formatura de sua 54ª turma

Publicado em: 27/11/2023 15:02 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O Tiro de Guerra 05/011 de Cianorte realizou, na noite da última sexta-feira (24), a solenidade de Formatura de Licenciamento 2023. Devido ao tempo chuvoso, o evento foi na Sala de Instrução do órgão e reuniu militares, autoridades, convidados e familiares dos 87 formandos da 54ª turma.

A ocasião teve início com a entrada dos atiradores, entoando a Canção do Expedicionário. Após a apresentação da tropa, houve a execução do Hino Nacional e a entrega de diplomas aos destaques do ano. Na sequência, foi realizada a graduação de Cabo do Exército Brasileiro e inclusão na Reserva de 2ª Categoria dos 15 monitores aprovados. Após as falas das autoridades, os presentes acompanharam um vídeo com as principais atividades desenvolvidas ao longo do ano.

“Os jovens concluíram 40 semanas de instrução, em que tiveram contato direto com os mais elevados princípios e valores de nossa Pátria e de nosso povo, solidificados no Exército Brasileiro, com o objetivo de construir, no íntimo de cada um deles, as bases necessárias para se tornarem cidadãos conscientes”, ressaltou o chefe de Instrução, Subtenente José Raimundo Alves Sodré, acompanhado do instrutor, Subtenente Manoel Guilha Junior.

O prefeito e diretor da instituição, Marco Franzato, lembrou sua formação no TG, em 1978, e desejou sucesso aos concluintes. “Tenho certeza que vocês passaram momentos incríveis aqui e aprenderam virtudes como disciplina, respeito, lealdade e camaradagem. Parabéns a todos que se dedicaram e estão prontos para assumirem seus papéis na sociedade, como homens de bem”, afirmou.

Também estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, Pastor Dejair Barbosa Melo, e as vereadoras Marcia Pereira e Professora Neuza Casassa; o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Araújo; o subcomandante do 8º Subgrupamento de Bombeiro Independente, Capitão Witt; o delegado-chefe da 21ª Subdivisão de Polícia Civil, Dr. Jonas Amaral; o pároco da Paróquia Sagrada Família, Pe. Paulo Sérgio de Aguilar, e o vigário, Pe. Sérgio Junior.

INAUGURAÇÃO: Momentos antes da formatura, foi realizada a inauguração do retrato do Subtenente Sodré na Galeria dos Chefes de Instrução do Tiro de Guerra 05/011. A coleção, existente em todas as organizações militares que têm seus chefes, diretores e comandantes regularmente nomeados, tem a finalidade de preservar parte da história e das tradições militares, perpetuar em uma justa homenagem a figura daqueles que tudo deram de si para cumprir a missão de chefiar este órgão de formação da reserva, além de servir como fonte de inspiração para os sucessores.