Tem início a campanha eleitoral do Conselho Tutelar

Publicado em: 01/12/2023 10:12 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em Cianorte, começa nesta sexta-feira (1º) o período de campanha para os 20 candidatos ao Conselho Tutelar. O prazo para divulgação segue até dia 16 e, na sequência, em 17 de dezembro, ocorre a eleição, com urnas na Unipar e nos distritos de São Lourenço e Vidigal, das 8h às 17h. Para votar, o cidadão deve estar regular com a Justiça Eleitoral, apresentar o título de eleitor e um documento pessoal com foto.

Durante o período eleitoral, a campanha deve ser individual, sem constituição de chapas. É permitida a propaganda em vias públicas e locais de uso comum, exceto em repartições públicas, como órgãos da Prefeitura, Estado e União, o que inclui as instituições de ensino. O candidato pode utilizar a divulgação impressa em folhetos (foto, nome, número e currículo) e on-line, como em páginas eletrônicas, blogs e redes sociais, porém, sem contratação de impulsionamento, uso de sítios comerciais e sem realização de disparo em massa.

É proibida a vinculação político-partidária ou religiosa, doação de bens ou concessão de vantagens, outdoor, bandeiras, faixas, brindes, propaganda apelativa, alto-falantes, comícios, carreatas, aliciamento e transporte de eleitores no dia da votação. A população pode contribuir com a fiscalização. Em caso de irregularidade, denúncias devem ser feitas por escrito na Secretaria dos Conselhos (Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236).

O Processo de Escolha é para o quadriênio 2024/2027. Para chegar ao pleito, os candidatos passaram por inscrição, avaliação documental, exame de conhecimentos específicos e avaliação médica e psicológica. Serão eleitos os cinco mais votados e um suplente para cada. “Contamos com todos os cianortenses para que a eleição do Conselho Tutelar ocorra da melhor forma possível, com tranquilidade, sendo um exemplo de conduta e participação democrática”, destaca a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daniela Brazoloto.