Conselho Municipal do Patrimônio Cultural tem sua primeira composição

Publicado em: 01/12/2023 17:14 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), criado pela Lei Municipal nº 5.543/2023, de 17 de agosto de 2023, elegeu, nessa quarta-feira (29), sua primeira formação. O processo de escolha dos 12 membros e seus suplentes envolveu a indicação de seis representantes dos órgãos governamentais e três de Instituições de Ensino Superior, assim como e a eleição de três representantes da sociedade civil. A composição deverá atuar no biênio 2023-2025, podendo ser permitida uma recondução.

De caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural é integrante da Secretaria Municipal de Cultura. O órgão tem entre as suas competências sugerir diretrizes da política municipal de defesa, proteção, valorização e divulgação do Patrimônio Natural e Cultural; gestão permanente, visando ao aperfeiçoamento de mecanismos institucionais e de obtenção de recursos com apoio da iniciativa privada; analisar e proferir pareceres sobre os Pedidos de Inscrição na Listagem de Bens de Interesse de Preservação e Pedidos de Tombamento; e a emissão das Resoluções, Instruções Normativas e demais documentos relacionados à preservação do Patrimônio Cultural.

Para participar do COMPAC, os interessados devem ser ativos nas áreas inerentes ao Patrimônio Cultural (História, Arquitetura, Engenharia, Geografia, Ciências Sociais e correlatas). “Agradecemos aos conselheiros que se dispuseram a contribuir com a preservação do patrimônio cultural de Cianorte. As reuniões acontecerão na terceira quarta-feira de cada mês, às 15h30, na Biblioteca Pública Municipal. Os encontros são abertos à comunidade, mas apenas os conselheiros têm direito a voto em deliberações e demais atribuições do posto”, ressaltou o secretário da pasta, Evandro de Castro.

Confira quem são os conselheiros do COMPAC:

Membros do Poder Público:
Secretaria de Cultura: Evandro de Castro (titular) e Giselly Maria Peres (suplente);
Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Cadastro Técnico: Algacir Bortolato (titular) e Mariana Affonço (suplente);
Secretaria de Meio Ambiente - Educação Ambiental: Michel Thomaz de Souza (titular) e Daniella Carraro Parreiras (suplente);
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Turismo: Ângela Carvalho de Andrade (titular) e Eva Isidoro da Silva (suplente);
Secretaria da Fazenda - Patrimônio Público: Bruno Duarte Ferreira (titular) e José Arcolini Neto (suplente)
Assessoria de Planejamento: Anamaria Alves dos Santos (titular) e Ana Claudia Berssani (suplente)

Membros de Instituições de Ensino:
Universidade Estadual de Maringá: Ângelo Alves da Silva (titular);
UMFG: Gustavo Maurício Codagno (titular) e Maudi Shirlei Poli (suplente);
UNIPAR: Michel Elias de Azevedo Oliveira (titular) e Ana Paula Torqueti Gavioli (suplente)

Membros da sociedade civil:
Paulla Braz Neves
Daniel Longhini Vicençoni