Edição 2023 do Proerd forma 815 estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 04/12/2023 15:14 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Uma solenidade repleta de alegria e emoção marcou a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, na noite da última sexta-feira (1º), no Ginásio de Esportes Tancredo Neves (Tancredão). O evento reuniu mais de 3 mil pessoas, entre autoridades, militares, profissionais da educação, familiares e 815 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, das 35 turmas presentes nas 15 escolas da rede municipal de ensino.

Em Cianorte, o Proerd é aplicado pelos policiais militares, Cabo Ana Paula do Prado Mitz Bacon e Cabo Rhay Patrick Farias Cruz, que atuam em sala de aula com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, ensiná-los a resistir às pressões de más influências, reforçar a autoestima, além de desenvolver lições de cidadania. Na oportunidade, todos os formandos receberam uma pelúcia do leão Dare, mascote do programa, e o autor da melhor redação sobre o combate às drogas de cada escola ganhou uma bicicleta.

“Esta é uma iniciativa maravilhosa, que vem num momento importante na vida do aluno, que está formando seu caráter. Por isso, parabenizo a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação, por conduzirem tão brilhantemente”, ressaltou o prefeito, Marco Franzato, acompanhado do superintendente geral de Apoio aos Municípios do Governo do Paraná, Junior Weiller, e do presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão.

“O que os instrutores do Proerd ensinam em sala de aula precisa do reforço e apoio das famílias. Educar as crianças e adolescentes para serem capazes de fazer boas escolhas, de forma segura e responsável, é um esforço coletivo. Juntos, polícia, escola e família, podemos fazer a diferença”, afirmou o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Wagner de Araújo.

Já a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, agradeceu aos instrutores proerdianos pela parceria e enalteceu o programa. “O Proerd precisa ser valorizado, pois trata de um assunto tão importante na nossa sociedade. Estamos muito felizes em saber que hoje 815 estudantes da rede de ensino estão aptos a dizer não às drogas e à violência e a repassar esse discurso aos demais jovens”, disse. A solenidade contou, ainda, com a presença dos vereadores professora Neuza Casassa, Márcia Pereira e Afonso Lima; da diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas, Juliana Turetti Peruci; da comandante do Pelotão de Patrulha Escolar de Campo Mourão, 2º Sargento Evelyn. Já o cerimonial foi conduzido pelo Soldado Farias.