Parceria capacita 30 profissionais e familiares para o cuidado das pessoas idosas

Publicado em: 13/12/2023 17:31 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na tarde da última terça-feira (12), foi realizada a solenidade de formatura do curso “Cuidados Essenciais à Saúde do Idoso”, ofertado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, nas dependências da Estação do Ofício. Com carga horária de 18 horas, o treinamento foi ministrado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), entre os dias 26 de outubro e 16 de novembro, em duas turmas, totalizando 30 participantes.

“Esta é a terceira vez que a formação é oferecida em Cianorte. Gratuita e voltada às famílias e aos cuidadores, a capacitação tem os objetivos de melhorar a qualidade de vida e prevenir agravos nas condições de saúde do idoso dependente de assistência”, explicou a coordenadora da Proteção Social Especial, Jaqueline Comar Sousa. “Foi um conteúdo riquíssimo. Os participantes aprenderam que a técnica aliada ao carinho faz a diferença para aqueles que precisam de cuidados”, defendeu a diretora da Estação do Ofício, Rosângela Ricci Roque.

“Parabéns aos concluintes pelo empenho. Dados do IBGE mostram que o Brasil está envelhecendo. Com isso, é crescente a demanda por pessoas capacitadas para zelar por este público. Foi pensando nessa realidade que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa direcionou os recursos angariados pelo Fundo Municipal do Idoso (FMI), por meio do Imposto de Renda Solidário, para este curso”, ressaltou a presidente do Conselho, Elizabete Messias Silva Barros.

O momento contou, ainda, com a participação do técnico de Relações com Mercado do SENAC de Campo Mourão, Matheus Mamede, e da técnica de educação profissional e tecnológica, Rubiana Almeida da Costa, que agradeceram a confiança depositada na instituição e discorreram sobre o mercado de trabalho para os profissionais da área. Ao final, algumas formandas relataram suas experiências sobre a formação.