Passe Livre aumenta em 90% uso do transporte público e chega a São Lourenço

Publicado em: 09/01/2024 17:23 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em 2 de janeiro de 2023, Cianorte e o distrito de Vidigal testemunharam a implantação da gratuidade no transporte público coletivo, com o início do Passe Livre. Com um ano de vigência, o programa municipal comemora resultados expressivos, destacando mudanças significativas na vida das pessoas e na mobilidade urbana.

Em 2022, quando a tarifa estava fixada em R$ 5,81 e o Município subsidiava R$ 3,81 para manter a passagem a R$ 2 para os usuários, a soma de passageiros foi de 804 mil. Já em 2023, com a gratuidade, esse número ultrapassou notavelmente a marca de um milhão e meio. A média mensal revela um aumento de mais de 90% na utilização do transporte público pela população. “Esse crescimento sensacional evidencia a efetividade do programa e a aceitação pelos cianortenses”, destaca o prefeito, Marco Franzato.

Atualmente, são 21 mil usuários cadastrados por meio de cartões de uso eletrônico e o programa começou 2024 reforçado. Isto porque, desde a última quinzena do ano anterior, o Passe Livre também abrange o deslocamento ao distrito de São Lourenço, localizado a cerca de 35 km. Inicialmente, o novo itinerário gratuito oferece três viagens de ida e três de volta, de segunda a sexta-feira, além de uma ida e uma volta aos sábados.

O investimento mensal da Prefeitura para manter o Passe Livre operacional é de aproximadamente R$ 500 mil, refletindo o compromisso da administração com a melhoria da qualidade de vida e a promoção do transporte público acessível. “O dinheiro que as famílias destinavam à compra dos bilhetes, agora é utilizado em outras necessidades de seus lares e isso gera uma série de benefícios para a cidade como um todo”, afirma Franzato.

O prefeito ressalta que “a tarifa zero é um modelo de progresso nos países mais desenvolvidos do mundo, com impactos positivos na vida das pessoas, no comércio, no trânsito, no meio ambiente e em inúmeros aspectos. No Brasil, Cianorte é uma das cidades pioneiras na implantação do transporte gratuito, sendo referência para capitais outros municípios. Estamos muito orgulhosos com o primeiro ano do Passe Livre e o compromisso é de aprimorá-lo cada vez mais. Já temos em estudo, por exemplo, a aquisição de ônibus elétricos e outras medidas sustentáveis”.

SÃO LOURENÇO: Diferente da empresa de transporte público em Cianorte e Vidigal (Viação Cianorte), as viagens para São Lourenço são realizadas pela Viação Real. Para usufruir do serviço, não é necessário o cartão eletrônico. Confira o itinerário:

Segunda a sexta-feira
São Lourenço para Cianorte: 6h15, 8h e 16h55