Conselheiros Tutelares tomam posse para quadriênio 2024/2027

Publicado em: 10/01/2024 14:38 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na tarde dessa terça-feira (9), o salão da Secretaria Municipal de Assistência Social foi palco de um momento significativo para a comunidade de Cianorte: a solenidade de posse dos conselheiros tutelares eleitos em 2023, que desempenharão suas funções no quadriênio de 2024/2027, reafirmando o compromisso do Município em zelar pelo cumprimento dos direitos dispostos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Na eleição, realizada em 17 de dezembro de 2023, a população de Cianorte escolheu democraticamente cinco conselheiros tutelares titulares e cinco suplentes. Esses representantes passaram por diversas etapas rigorosas, desde inscrição e análise documental até exames específicos, avaliação médica e psicológica, votação popular e um curso de formação inicial. O processo assegurou a escolha de profissionais capacitados para atuar nessa importante função”, destacou a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Stephanie Piveta Azevedo.

A solenidade contou com a participação de autoridades locais, profissionais da Rede de Proteção, conselheiros municipais e membros da sociedade civil. A chefe da Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Moraes de Carvalho Tait, foi responsável por proferir o juramento dos conselheiros eleitos. Foram empossados, como titulares: Maike Batista Bacarin, Neide da Silva Ferreira, Roseli Bezerra da Cruz, Roberson Morales e Isabel de Souza. Já como suplentes: Helaine Verginia Cavalaro, Daniela Varella Costa Saviani, Lucinda Margarida Madeira, Daiana Santos Candido e Kelly Cristina Custodio.

“Comprometimento é a palavra-chave que destaco hoje. Peço a cada um dos empossados que lembrem diariamente do impacto que suas ações terão na vida de nossas crianças e adolescentes. O trabalho de vocês não é apenas uma função, é uma missão que transcende as páginas de documentos e legislações”, ressaltou a juíza da Vara da Infância e Juventude, Dra. Marília Mitie Yoshida. O prefeito, Marco Franzato, efetuou votos de êxito. “Desejamos que façam um ótimo mandato como guardiões da esperança e do futuro de nossa Cianorte”, disse.

Também fizeram pronunciamentos a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Safira; o vice-presidente do CMDCA, Evanei de Jesus Souza; o delegado da Delegacia da Mulher, Dr. Wagner Quintão; e o presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, que esteve acompanhado pelos vereadores Afonso Lima, Márcia Pereira, professora Maria Neuza Casassa, pastor Dejair Melo, Roberto Kobayashi e Thiago Fontes. Para encerrar, representando os empossados, o conselheiro mais votado, Maike Batista Bacarin, fez o discurso de boas-vindas, assegurando trabalhar incansavelmente em prol da proteção e promoção dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Cianorte.