CTA estende horário para testes rápidos e distribuição de preservativos

 

Publicado em: 05/02/2024 16:09 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Unidade também disponibiliza autoteste para HIV e Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

Na semana que antecede o Carnaval (13), entre esta segunda-feira (5) e a quinta-feira (8), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atenderá em horário estendido, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h, com o objetivo de intensificar as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Localizado na Travessa Itororó, nº 400, próximo à UBS Extensão, o CTA oferece testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; atendimento de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), distribuição de preservativos; além de orientações e encaminhamentos.

“Todas as pessoas que tenham dúvidas sobre seu status sorológico, devido à exposição à situação com risco de contrair qualquer Infecção Sexualmente Transmissível, devem buscar o atendimento. Os testes são realizados de maneira sigilosa, segura e gratuita. Não é necessário jejum ou qualquer tipo de preparatório. Os resultados saem em até 30 minutos. Além disso, neste ano, contamos com uma novidade: o autoteste para detecção de HIV, que pode ser retirado no CTA e feito em casa”, destaca a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Tania Mara de Almeida.

PEP – A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de urgência para pessoas que podem ter sido expostas ao HIV e outras ISTs e deve ser utilizada em até 72 horas após uma situação de risco de infecção. Em Cianorte, além do CTA, a medicação também está disponível no período noturno, finais de semana e feriados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).