Após férias escolares, projeto Saúde Visual retoma atividades

Publicado em: 23/02/2024 14:36 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

As estudantes do 4º ano da Escola Municipal Liomar Gomes, Micaely Santos Pereira da Silva (nove anos) e Vitória Alves dos Santos (10 anos) tiveram um compromisso diferente na tarde da última quarta-feira (21). Ambas, acompanhadas dos pais, foram no Instituto do Hospital de Olhos Noroeste do Paraná (Honorp) para uma consulta oftalmológica, ofertada pelo projeto Saúde Visual. A iniciativa, que tem como objetivo detectar problemas de visão em crianças matriculadas nas escolas municipais, encaminhá-las para exame médico e fornecer os óculos gratuitamente, teve início em abril de 2023 e, até dezembro, realizou 4.638 avaliações e 354 consultas.

Neste mês, com o início do ano letivo de 2024, o projeto foi retomado. Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Lions Clube Cianorte, Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Cianorte, Secretaria Municipal de Saúde, Honorp, Mercadão dos Óculos e Ótica Zóculos, a proposta funciona da seguinte maneira: os pequenos são avaliados pelos estagiários do Curso Técnico em Enfermagem ou pelos profissionais do Honorp, que aplicam o teste Snellen. Aquelas que apresentam algum tipo de dificuldade visual são encaminhadas para consulta com um oftalmologista e, caso seja necessária a aquisição de óculos, contam com o apoio do Lions Clube, que está doando 60 unidades, e as óticas fornecerão os demais acessórios. São disponibilizados mais de 300 modelos para a escolha da criança e a lente fica pronta em uma semana.

O pai da Vitória, Fernando Eduardo dos Santos, contou que “apesar do histórico de problemas visuais na família, foi uma surpresa a seleção dela para a consulta. O projeto possibilitou que a Vitória fizesse seus primeiros exames oftalmológicos”, disse. Já para a mãe da Micaely, Vania Rodrigues dos Santos, o sentimento foi de alívio. “Eu já tinha percebido que ela tinha dificuldade para enxergar à distância e que às vezes olhava de lado. Mas não tinha condições de custear um óculos nesse momento”, afirmou.

Conforme a médica que atua na iniciativa, Dra. Joicyleide Souza Barros, “o Saúde Visual tem transformado a vida de muitas crianças. Isso, porque conseguimos identificar altos graus de miopia e outros problemas oftalmológicos. Tivemos o caso de um aluno que chorou, emocionado, por experimentar os óculos. Também presenciamos casos de crianças encaminhadas para outros profissionais, por apresentarem problemas neurológicos, por exemplo”, relatou.

“Sabemos o quanto a visão influencia no dia a dia escolar, especialmente no processo de aprendizagem. Com esse projeto é possível descobrir alguns problemas e corrigi-los. Por isso, agradecemos a todos os envolvidos”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, acompanhada da diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Peruci.