Zona 03 recebe aplicação de inseticida contra mosquito da dengue

Publicado em: 12/03/2024 17:37 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A partir dessa terça-feira (12), as ações de bloqueio para conter a propagação do vírus da dengue estão sendo intensificadas pela aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) Leve, por meio de bombas pulverizadoras costais, utilizadas pelos agentes de endemias. A nebulização ocorre na Zona 03, na região do Ginásio de Esportes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a localidade foi definida com base nos casos suspeitos e confirmados de dengue. Os agentes passam nos imóveis fazendo o trabalho de campo, que consiste na busca por criadouros do mosquito e orientação da população sobre as medidas de prevenção. Em seguida, ocorre a aplicação do UBV Costal.

Entre as orientações, o supervisor do Programa de Combate às Endemias, Paulo Henrique Zago, destaca que “é extremamente importante que os cianortenses tenham consciência de que o inseticida mata os mosquitos já adultos e não as larvas. Por isso, as ações particulares de eliminação dos possíveis criadouros devem ser mantidas e constantes. Além disso, é essencial lembrar que durante a nebulização, as pessoas precisam abrir os imóveis, ficar em local arejado, proteger os alimentos, pássaros, aquários e vasilhas dos animais, entre outros cuidados”.

FUMACÊ – A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, popularmente conhecido como fumacê, é uma estratégia do Ministério da Saúde, coordenada pelo Governo do Paraná, utilizada somente em situações emergenciais (e não preventivas), seguindo critérios pré-definidos, que não são o caso de Cianorte. A maneira mais eficaz de combater o avanço da doença é acabar com os criadouros do mosquito transmissor, ou seja, eliminar todo local e/ou recipiente que possa acumular água.