Procon de Cianorte passa a contar com totem de atendimento da Claro

Publicado em: 04/04/2024 16:20 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Órgão é o 23º do país a receber o módulo eletrônico, sem custo de instalação e manutenção

Uma parceria firmada entre o Procon de Cianorte e a operadora de telefonia e internet Claro possibilitou a instalação, nesta semana, de um totem de atendimento da empresa nas dependências do órgão de defesa do consumidor. Com isso, aqueles que tiverem algum conflito ou queixa, poderão tratar no dispositivo, diretamente com um atendente, e obter a resposta em tempo real, na maioria das vezes.

“Por meio do totem, o consumidor entra em contato, por videoconferência e mensagem de texto, com uma equipe de negociação. O serviço é mais rápido e ágil, já que não é necessário enfrentar as esperas para atendimento telefônico, e as propostas e soluções por parte da empresa são apresentadas durante a conversa, com a mediação de um servidor do Procon em todo o procedimento”, explicou o diretor do órgão, William Martnez Batista.

Os serviços que podem ser solicitados no totem são: reestruturação de linhas; cancelamentos de planos; cancelamento de contratos; reativação de linhas; cancelamentos de cobranças indevidas; emissão de faturas perdidas; busca de dívida por linhas através de CPF; restauração de planos; entre outros.

O Procon de Cianorte é o 23º no Brasil a receber o modulo eletrônico, sem custo de instalação e manutenção para o Município. No primeiro trimestre de 2024, o órgão registrou 842 atendimentos, sendo 282 (33,49%) relacionados à telefonia e internet. Conforme informativo interno da Claro, a empresa registrou, neste período, 56 reclamações cianortenses, tendo um índice de resolução de 86,95%.

“Nossa equipe está sempre buscando êxito nas intermediações conciliatórias e esse empenho pode ser comprovado em números. De janeiro a março de 2024, 86% das tratativas chegaram a uma conciliação, 10% foram encaminhadas para o judiciário e 4% dos consumidores desistiram por não possuírem direitos”, ressaltou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Priscila Andreoti Lopes. O atendimento é realizado na Avenida Dr. José Roberto Furquim de Castro, 503, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, assim como pelos telefones (44) 3629-3022, 3637-2840, 3631-3044 e 99117-9177 ou, ainda, pelo e-mail: [email protected].

ACESSIBILIDADE: A fim de permitir que as pessoas com deficiência visual conheçam os seus direitos como consumidores, a telefonia também disponibilizou no Procon de Cianorte um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em Braile.