Professores da rede municipal de ensino recebem capacitação em educação ambiental

Publicado em: 04/04/2024 16:26 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nessa quinta-feira (04), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal realizou uma importante capacitação a 35 professores, atuantes no componente de Ciências da rede municipal de ensino, com foco na educação ambiental. O evento, realizado nas instalações do Ecomuseu do Cinturão Verde, proporcionou aos participantes ferramentas e recursos para integrar questões ambientais em suas atividades pedagógicas, promovendo uma abordagem interdisciplinar e prática para o ensino de temas relacionados ao meio ambiente.

“O objetivo foi inspirar os professores para se tornarem agentes de mudança na promoção da sensibilização ambiental e na formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade e o meio ambiente”, afirmou a secretária da pasta, Daniella Parreiras Carraro. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar estratégias de ensino inovadoras, compartilhar práticas e desenvolver planos de aula adaptados às necessidades de suas comunidades e contextos educacionais.

Um dos destaques foi a palestra ministrada pelo renomado professor Samuel Cunha, embaixador do conhecimento do Programa Reciclus Educa. O biólogo, que possui um dos maiores canais do Youtube na área, trouxe sua expertise no campo da educação ambiental e apresentou ao público maneiras criativas e eficazes de abordar temas como a reciclagem, a compostagem e a logística reversa em sala de aula.

Além disso, o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz, também compartilhou sua experiência e conhecimento, salientando a importância de se formar uma geração mais consciente e engajada na preservação do meio ambiente. “O intuito é aproximar os estudantes de hábitos de consumo mais saudáveis e das práticas adequadas de destinação de resíduos. Nossos agradecimentos aos professores que aderiram à causa”, disse. A ocasião foi encerrada com o passeio guiado na Trilha do Arboreto.