Procurador do Trabalho capacita professores sobre combate ao trabalho infantil

Publicado em: 18/04/2024 16:44 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do Paço Municipal de Cianorte, o Procurador do Trabalho do Ministério Público de Umuarama, Dr. André Vinicius Melatti, esteve presente para capacitar professores dos 4ºs anos, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino. O foco do treinamento foi o enfrentamento e prevenção do trabalho infantil, dentro das diretrizes das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI.

A ocasião marcou o início do Projeto Resgate à Infância 2024, intitulado "Concurso Cultural Diga Não ao Trabalho Infantil". A iniciativa visa sensibilizar a comunidade escolar sobre os danos causados pelo trabalho precoce e promover a conscientização sobre a importância de proteger a infância e garantir o pleno desenvolvimento das crianças.

Os professores capacitados pelo projeto trabalharão o tema em sala de aula, no decorrer do ano letivo, com as turmas dos 4ºs e 5ºs anos, totalizando cerca de 1.790 estudantes. Para concluir, os alunos produzirão desenhos individuais para o concurso cultural. Haverá premiação para os colocados em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada escola, assim como para os professores. Entre os prêmios estão smartphones, bicicletas 18 marchas, headphones, smart watchs, caixas de som portátil e fones de ouvido intra-auriculares.

Além do Ministério Público do Trabalho e da Secretaria Municipal de Educação, a realização conta com o apoio das pastas de Cultura e de Assistência Social, bem como do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos participantes, que demonstraram estar comprometidos em contribuir para o sucesso do Projeto Resgate à Infância e para a proteção dos direitos das crianças no município. Com isso, Cianorte reafirma seu compromisso em segurança e desenvolvimento”, avaliou a secretária de Educação, Jakeline Plácido Marcon.