Clínicas credenciadas fortalecem aprendizagem de estudantes da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 19/04/2024 15:57 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em Cianorte, a Secretaria Municipal de Educação conta com um reforço no processo de ensino de estudantes com Laudo Médico ou suspeita de distúrbios de aprendizagem, transtornos, síndromes, deficiências e deficits. Trata-se de três clínicas que prestam serviços de avaliações e intervenções psicopedagógicas e psicomotoras.

Em 2023, 63 crianças foram beneficiadas, sendo 58 na área da psicopedagogia e cinco de psicomotricidade, somando investimentos de R$ 154.560,00. Em 2024, até o momento, 39 estudantes receberam intervenções, sendo 35 em psicopedagogia e quatro em psicomotricidade. A previsão é que, ao longo do ano, os investimentos sejam de R$ 250 mil.

“A aprendizagem é um processo complexo de aquisição e integração de informações de todas as etapas da vida e muitas crianças, em seu curso de escolarização, por motivos diversos, apresentam dificuldades e, por consequência, sentem-se desmotivadas e incapazes. Com esse projeto, nossa intenção é ofertar intervenções adequadas para que melhorem seu desempenho nas atividades pedagógicas, sua autoestima, bem como sua competência social, diminuindo assim, a defasagem no processo ensino-aprendizagem, números de reprovas e a evasão escolar”, explicou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

Conforme a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Peruci, os serviços estão disponíveis para os estudantes das escolas municipais que receberam diferentes intervenções, porém, ainda necessitam de mediações específicas para auxiliar no processo de superação das dificuldades acadêmicas. “As crianças que apresentam dificuldades ou que tenham laudo médico são encaminhadas para atendimento pelo setor da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. As intervenções têm dado resultados positivos, favorecendo o desenvolvimento global daqueles que necessitam de atendimento especializado”.