Cianorte fortalece agricultura familiar, assistência social e merenda escolar

Publicado em: 29/02/2024 16:29 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na tarde da última quarta-feira (28), o salão da Secretaria Municipal de Assistência Social foi palco da assinatura de dois contratos de grande importância para o fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar em Cianorte. O primeiro, celebrado com o Governo do Estado, no âmbito do programa Compra Direta, beneficiará a Cooperativa dos Pequenos Produtores da Amenorte (Cooanorte), com um investimento total de aproximadamente R$ 630 mil para a região, sendo R$ 240 mil específicos para a Capital do Vestuário, no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.

O segundo, firmado com a União, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atenderá as redes de educação municipal e estadual, com recursos para a aquisição de produtos da agricultura local, implementando a merenda com alimentos saudáveis, vindos direto do campo, tanto por meio da Cooanorte quanto da Associação da Feira do Produtor de Cianorte. Para a rede municipal, composta por 15 escolas e 13 CMEIs, serão destinados R$ 600 mil e para a estadual, formada por 12 instituições de ensino, pouco mais de R$ 470 mil.

“A Administração Municipal faz questão de firmar e manter contratos como esses, que impulsionam o desenvolvimento em diversas áreas. Esses dois programas beneficiam os pequenos agricultores, que têm garantia de compra da sua produção; as famílias necessitadas, que têm acesso a alimentos frescos e de qualidade; e os alunos, que contam com merendas mais nutritivas. É uma corrente do bem, que estimula a economia local e promove a alimentação saudável”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.

“Em Cianorte, a implementação desses e outros programas, como o de Aquisição de Alimentos (PAA) no valor de R$ 112 mil, é resultado da correta execução do Plano Municipal de Segurança Alimentar. Por isso, parabenizamos o empenho de todos os envolvidos, como as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação e os membros do Consea e da Caisan. Além disso, agradecemos as parcerias que contribuem para essas realizações, como a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR)”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

A ocasião foi finalizada com a entrega de “cestas verdes”, compostas por produtos da agricultura local, a famílias atendidas pelos CRAS I e II e pelo CREAS. Também participaram da solenidade as secretárias municipais Andressa Safira (Assistência Social) e Jakeline Marcon (Educação); os vereadores Pastor Dejair Melo e professora Maria Neuza Casassa; o chefe do Escritório Regional da Seab, Francisco Cascardo Neto; o gerente regional do IDR-PR, Paulo Roberto Preto; e o presidente da Cooanorte, Reinaldo Chaves.