Diversificação na Propriedade Rural é tema de Dia de Campo

Publicado em: 01/04/2024 16:08 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cerca de 50 produtores rurais reuniram-se, na tarde da última quinta-feira (28), no Dia de Campo organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, na propriedade de Santina e Maurílio Tavares Gonçalves (Estrada Angico). A intenção era tratar da diversificação na propriedade rural e apresentar um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela pasta.

“Quando falamos em desenvolvimento rural sustentável, ou seja, em práticas e tecnologias aplicadas ao campo que possibilitam o crescimento econômico com respeito aos recursos naturais, uma das alternativas é a diversificação de cultivos. A técnica é especialmente interessante para os pequenos produtores, pois diminui o risco de insucessos e da incidência de pragas e doenças, protege de erosões e traz mais lucros. Em Cianorte, devido às características de solo, clima e do mercado consumidor, a cafeicultura e a fruticultura são as atividades mais indicadas, por terem baixo investimento e alta rentabilidade”, explicou o secretário, Anízio Menarim Filho.

O prefeito, Marco Franzato, ao participar da ocasião, lembrou das ações realizadas em benefício dos pequenos produtores. “O Projeto Maracujá, que conta com 22 participantes; o Porteira Adentro, que já beneficiou 354 produtores; as hortas comunitárias; e o apoio à bovinocultura, às agroindústrias e aos programas de segurança alimentar (PAA, Compra Direta e PNAE Estadual) são alguns exemplos do trabalho exemplar realizado por nossa equipe. Nossa gratidão a todos que se empenham para o desenvolvimento da agricultura cianortense e também àqueles que depositaram confiança nesses projetos”, afirmou. A iniciativa também contou com a presença da veradora, Marcia Pereira; e do agronômo da Cooperativa dos Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (Cooanorte), Ériques Hilário.