Programa Nossa Gente Paraná capacita famílias e profissionais em Cianorte

Publicado em: 17/04/2024 16:55 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Referência nacional em acompanhamento familiar, o Programa Nossa Gente Paraná, da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, está possibilitando a execução de qualificações em Cianorte. Isto porque, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Deliberação nº 47/2022, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PR), que destinou recursos para o cofinanciamento do Apoio e Fortalecimento ao Acompanhamento Intersetorial às Famílias com Gestantes e/ou Crianças na Primeira Infância (0 a 6 anos), deu início, nesta semana, a uma série de atividades.

O pontapé foi na segunda-feira (15), com a oficina “Importância do vínculo familiar na primeira infância”, ministrada pela psicopedagoga, Danielle Sayuri Saito, às 41 famílias enquadradas no programa. A agenda segue até 24 de junho, com a realização de mais cinco encontros, que abordarão os temas: cuidados com a alimentação, desenvolvimento motor, importância do brincar e desenvolvimento da linguagem, todos no contexto da primeira infância e, além da psicopedagoga, os assuntos serão abordados pela nutricionista, Ana Paula Souza, e pela psicóloga, Andreia Cristina Formaggi.

“As experiências vividas pela criança durante seus primeiros anos têm impacto significativo na formação do adulto que ela será no futuro. Quanto mais positivas, estimulantes e saudáveis forem essas vivências, maiores são as chances de alcançar seu potencial máximo de desenvolvimento. Assim, o ciclo de oficinas visa promover a sensibilização das famílias para estas questões, incentivando a prática de cuidados”, destaca a secretária da pasta municipal, Andressa Belo Safira.

Outra vertente da iniciativa é a qualificação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os profissionais terão quatro capacitações, ministradas pela assistente social, Poliana Lauther, no período entre 10 de maio e 21 de junho. “Contar com o atendimento especializado e um acompanhamento eficaz faz toda a diferença para que as famílias consigam superar a situação de vulnerabilidade social. Por isso, contamos com o engajamento dos nossos técnicos nessa jornada de conhecimento”, afirma Andressa.